31 julho 2012

O Douro internacional

O rio na região de Picote (acima) e a jusante da Barragem de Bemposta.

A jusante da barragem de Bemposta o rio Douro percorre o seu leito original por entre pequenas fragas, bosques ribeirinhos e praias arenosas. Este pequeno troço de cerca de dois quilómetros reconstitui a paisagem duriense que foi alterada há mais de trinta [cinquenta] anos, com a construção dos cinco grandes aproveitamentos hidroeléctricos do Douro internacional (Miranda do Douro [1960], Picote [1958], Bemposta [1964], [e as espanholas construídas no troço do rio reservado a Espanha] Aldeiadávila [1962] e Saucelhe [1956]).
Nesta ampla bacia hidrográfica as encostas assumem pendentes suaves e os penhascos são escassos, o que permitiu o desenvolvimento da actividade agrícola através do cultivo da vinha e do olival, donde se produzem vinho e azeite de excelente qualidade. A partir desta zona para sul o Douro assume novamente um vale mais encaixado por entre rudes e monumentais escarpas graníticas nas freguesias de Peredo de Bemposta, Ventozelo, Vilarinho dos Galegos e Bruçó.
(texto do ICNB)

10 julho 2012

Aqui nasceu Portugal


Afonso Henriques visto por João Cutileiro em 2001.

A Igreja da Colegiada e o Alpendre Gótico, no largo da Oliveira.

01 julho 2012

S. Pedro da Afurada

Um mês de trabalho para dezoito minutos de encanto pelo fogo que, este ano, se estendeu à Ponte da Arrábida, na comemoração dos cinquenta anos daquela estrutura.

28 junho 2012

Euro 2012 nos Aliados

Portugal-Espanha. A euforia, a apreensão e o desânimo.

26 junho 2012

Querem espoliar o Norte das suas relíquias ferroviárias

A mais antiga locomotiva existente na Península Ibérica, conhecida entre os ferroviários pelo nome carinhoso de «Andorinha», está em vias de ser deslocada da região onde trabalhou mais de cem anos, para o sul. O alerta é de um grupo de ferroviários aposentados, que se opõem a esta decisão numa carta-aberta intitulada «Querem espoliar o Norte das suas relíquias ferroviárias».
Os signatários afirmam que esta locomotiva e outro património que poderá abandonar Nine, em Famalicão, deverá permanecer no Minho «exatamente como os quadros de Grão Vasco devem continuar na Igreja de Tarouca ou no Museu Grão Vasco de Viseu, bem como os Painéis de S. Vicente, de Nuno Gonçalves, em Lisboa», argumentando que se trata de uma «mais-valia imprescindível para impulsionar a economia local e regional, no âmbito do turismo, ao diversificar a oferta cultural».
Leia a carta-aberta e veja a «Andorinha» e o belo edifício da cocheira de locomotivas a vapor de Nine, no blogue aqui ao lado, A Cidade Deprimente.

21 junho 2012

A beleza discreta dos metrosíderos em flor

São árvores? Não! São arbustos centenários que o tempo agigantou com uma imensidão de altura e uma copa enorme e densa impossível de medir.
In Dias com Árvores

Os metrosíderos são uma espécie originária da Nova Zelândia. Os das imagens fazem parte de dois conjuntos que totalizam oitenta e oito exemplares existentes na Avenida de Montevideu, classificados como de interesse público desde 2005, por proposta dos autores do blogue Dias com Árvores, elaborada no âmbito da Associação Campo Aberto. Veja aqui.