1 de maio de 2017

O 1º de Maio há 38 anos


Estávamos em 1979. A tela na fachada do edifício que albergara o Jornal de Notícias, na Avenida dos Aliados, dava o mote das comemorações do 1º de Maio, organizadas pela CGTP Intersindical: «Abaixo o Governo Eanes/Mota Pinto». O governo, de iniciativa presidencial, nomeado em Novembro do ano anterior, duraria até Agosto daquele ano, dando origem a outro governo de curta duração, como era timbre na época, o de Maria de Lurdes Pintassilgo. Como as imagens documentam, as comemorações, que no período pós-revolucionário ainda mobilizavam uma multidão, decorreram entre a contestação e o arraial popular.



3 comentários:

Joaquim Tendeiro disse...

Criei o blog http://surdezprofisional.blogspot.pt com objectivo de denunciar como o Departamento de Proteção Contra os Riscos Profissionais – DPRP/ISS – Instituto da Segurança Social, dificulta a vida aos doentes profissionais que sofrem de surdez, quando necessitam de substituir as próteses auditivas.

Acontece que só, consigo visualizar um comentário. Assim, venho por este meio, solicitar a vossa ajuda para a resolução deste problema.

Em Google +, encontram-se dois comentários que esperam ser publicados, não sei como.
Já fiz a experiência, escrevi dois comentários, não aparecem para moderação.

Com os melhores cumprimentos e obrigado, pela vossa ajuda.

Professor Pedro A. C. Teixeira disse...

Boa noite caríssimo Carlos Romão.
Primeiramente fico feliz vendo esta movimentação popular, o povo nos estados democráticos tem nessas oportunidades de se fazerem ouvir e mostrar-se, aqui tivemos esta semana a maior greve geral de todos os tempos no mundo. quase quarenta milhões de trabalhadores pararam numa manifestação de repúdio ao governo de Temer, golpista e elitista. Governo espúrio capitaneado pelo que há de mais nocivo na política brasileira. Foi uma coisa maravilhosa ver tantos trabalhadores de braços cruzados ou em ensurdecedoras manifestação de norte a sul do país. MA-RA-VI-LHA.
Outrossim informo ao prezado portuense que há um comentário endereçado ao amigo em meu blogue "Acordo Ortográfico - Que o Futuro nos Espere - da amiga Céu de Lisboa.
Fico extremamente feliz em servir de veículo a tão apreciados e honrados amigos.
Tenhas uma ótima semana, com muita saúde e paz.

Duarte disse...

Excelente documento fotográfico que, com tão boas imagens, nos deixa testemunho dum feito que fez historia na terra.
Que pormenores!!!
Abraço