30 maio 2005

Em Passos Manuel





Afirmar que o Porto é uma cidade escura é um lugar-comum conhecido, contrariado aqui por duas surpresas de luz e cor, quase contíguas, na cidade granítica: o magnífico Coliseu do Porto e a aprazível fachada do antigo Cinema Olympia.

15 comentários:

Joana Amoêdo disse...

Uaaaaaaau.

José Alexandre Ramos disse...

isso de lhe chamarem cidade escura tem muito que se lhe diga. qualquer cidade do norte, e nos seus limites mais antigos, em que os arruamentos são estreitos e os prédios, com mais de dois andares, parecem cobrir a luz do dia, aliado às condições climatéricas, será então uma cidade escura Guimarães, Braga...). ainda por cima uma cidade em granito. exemplos como este, e as imensas praças que o Porto tem, contradizem essa expressão. há muita luz no Porto, inclusive à noite.

Ricardo disse...

E que tal um conjunto de fotografias dum fenómeno arquitectónico do Porto... as casas com janelas umas seguidas às outras (como em partes da Ribeira) como se as pessoas tivessem medo que a luz fugisse do interior das suas casas...

Anónimo disse...

Infelizmente não conheço o Porto, mas confesso que fiquei com muita vontade de o visitar depois de ter dado uma vista de olhos ao blog.Belas fotos.

isabel mendes ferreira disse...

escuro o Porto? não de todo. O Porto tem aquela terrivel e indizível luz/claridade das pedras da grandeza dos contrárioa dos infinitos estendidos desde a Foz à Ribeira desde o sol, ao entardecer. a luz do Porto é um mistério que se abre depois de fecharmos o olhar sobre o mar. um beijo.
p.s. obrigada pela viagem e pela escolha.

isabel mendes ferreira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
isabel mendes ferreira disse...

Carlos, enganei-me e teclei demais. por isso apaguei. e aproveito pra corrigir (contrários) bjo.

Joana disse...

aqui revisito o meu Porto :)
*saudades*

Anónimo disse...

Primeira visita ao blog.
A cidade é mesmo surpreendente, mas as tuas fotos ajudam bastante - tens fotos excelentes!
Eu sou de Gaia e, portanto, conheço o Porto relativamente bem - não tanto como gostaria... Confesso que já passei em Passos Manuel montanhas de vezes - ainda ontem lá estive - e nunca tinha reparado no Olympia...

Anónimo disse...

Passo lá todos os dias...
Quando os edifícios têm qualidade, tornam a cidade mais aprazivel, escura ou não...

Poor disse...

esta 'escuridão' só pode vir de alguém que não conhece realmente o Porto!Têm estado uns dias lindos, espero que andes a tirar fotografias bonitas com muita luz!:)

Unknown disse...

Torna-se cada vez mais CLARA pela divulgação deste blog. O problema é quando insistem em ver a cidade apenas de noite... Enfim! Saudações invictas, Carlos Romão!!
Abraço

Pedro Estácio disse...

A claridade destas fotografias tornam o PORTO tudo menos uma cidade "escura".

Parabens pelas fotos, estão óptimas!

Mais uma fantástica homenagem à nossa cidade!

Anónimo disse...

Por razões que são minhas, gosto muito da primeira e segunda imagens deste texto sobre as cores do Porto. Espero que não se importe que a publique no meu blogue, com a devida referência ao autor...

Unknown disse...

Não eram as duas primeiras fotos deste texto mas do post seguinte. Enganei-me na caixa de comentários. Está esclarecido :)